domingo, 3 de julho de 2016

O que é um "Ghost Writer" | ARCuriosidades


"Ghost writer" ("escritor fantasma", em português) é a expressão inglesa que designa o profissional de alto nível especializado em prestar serviços de redação de textos a outras pessoas que não têm tempo ou não têm jeito para escrever (segundo o site Ghost Writer BR), ou seja, o ghost writer trabalha silenciosamente, recebe sua remuneração profissional e depois desaparece para sempre (daí a designação de "fantasma"), mantendo inviolável o segredo de sua participação naquela obra.
A propriedade intelectual da obra fica para a pessoa que o contratou e pagou seus serviços, ou seja, eu pago, o ghost writer escreve, é publicado em meu nome e os créditos do livro são para mim, que paguei.Ninguém fica sabendo que a pessoa utilizou os serviços de um escritor fantasma. É ela (a pessoa que contratou o ghost witer) que assina o trabalho, que recebe os respectivos direitos autorais, que desfruta da fama e da glória que a obra possa render. Além das polêmicas, das quais não vou citar por serem várias, mas vou dar dois exemplos: Chalaça e Jorge Tarquini foram os escritores-fantasmas de D. Pedro I e Bruna Surfistinha, respectivamente.
Esta prática de comércio autoral contudo, segundo a pesquisadora Maria Christina Anna Grieger, que apreciou os casos da indústria farmacêutica e de monografias feitas por outrem, "é uma realidade que pode interferir negativamente na formação ética, científica e profissional de graduandos e pós-graduandos, bem como na produção científica, falseando dados e informações da literatura."

  • CURIOSIDADES
  • "The Ghost Writer", filme britânico dirigido pelo diretor Roman Polanski, que estreou em 2010, conta a história de um ghost writer que, contratado para fazer a "autobiografia" do primeiro-ministro, acaba ameaçado de morte.
  • "Budapeste", romance do compositor e escritor Chico Buarque, baseia-se na história de um ghost writer. No enredo, a atividade é uma maldição para o profissional.



Leia mais sobre "Literatura".

Siga-me no TWITTER >>> @ARCnoticiaz

Leia as minhas histórias no WATTPAD >>> @AndreRCasarotte

Curta a fan-page no FACEBOOK >>> ARC

Siga-me no INSTAGRAM >>> arcnoticiaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário