segunda-feira, 4 de julho de 2016

Livros nacionais (da minha estante) favoritos | ARClist


Depois do post sobre os livros do Paulo Coelho que você deveria conhecer, eu comecei a pensar nos meus livros nacionais favoritos. Como há uma quantidade quase infinita de livros nacionais, eu escolhi apenas os que eu tenho na minha estante, então espere diversidade.
E o primeiro é...

"No Meio da Escura Noite Tem um Pé de Maravilha" por Ricardo Azevedo 

Eu não queria começar sendo o "cult" da literatura nacional então eu resolvi começar com esse.
Assim como a maioria dos livros que estão nessa lista, eu li esse na escola e só depois comprei um exemplar para mim.
Era uma porção de histórias que o tataravô contava para o bisavô, que contava para o avô, que contava para o pai... que começou a parar de contar. São histórias que falam da existência, espalham brilho e magia em qualquer lugar ou época, e ainda assim estão ameaçadas de se perderem.Mas antes que desapareçam no meio da noite escura, Ricardo Azevedo, como estudioso do nosso folclore e bom contador de histórias, escolheu algumas das mais belas e escreveu do jeito que todo mundo gosta, como um pai que conta para o filho.





"Sítio do Picapau Amarelo" (quase todos) por Monteiro Lobato
Quem nunca assistiu "Sítio do Picapau Amarelo"? Então, eu não me contentei com isso e fui atrás dos livros e sugiro que você leia ou leia para outras crianças, porque eu acho que todo mundo deveria ler.
O cenário principal é um sítio, batizado com o nome de Picapau Amarelo, de onde vem o título da série, onde mora Dona Benta, uma velha de mais de sessenta anos que vive em companhia de sua neta Lúcia, ou Narizinho como todos dizem e a empregada Tia Nastácia. Narizinho tem como amiga inseparável uma boneca de pano velho chamada Emília, feita por Tia Nastácia. Durante as férias escolares,Pedrinho, primo de Narizinho, passa uma temporada de aventuras no Sítio. Juntos, eles desfrutam de aventuras explorando fantasia, descoberta e aprendizagem. Em várias ocasiões, eles deixam o sítio para explorar outros mundos, como a Terra do Nunca, a mitológica da Grécia Antiga, um mundo subaquático conhecido como Reino das Águas Claras, e o espaço exterior
Vou ser bem sincero, não querendo ser polêmico, o meu livro favorito dessa coleção é "Serões de Dona Benta".

"Auto da Compadecida" por Ariano Suassuna
Chegamos na parte "cult" da lista. Se você viu o filme, deveria ler o livro. 
Auto da Compadecida consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas.
Apresenta na escrita traços de linguagem oral (demonstrando, na fala do personagem, sua classe social) e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".






"Crônica de uma Morte Anunciada" por Gabriel Garcia Márquez
Um dos meus livros favoritos. Vou dizer que é um dos melhores livros sobre mistério que eu já li.'No dia em que o matariam Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã'. Fatalidade, destino, o absurdo da existência humana. O que explica a tragédia que se abateu sobre o protagonista de Crônica de uma Morte Anunciada? Neste romance curto de construção perfeita, García Márquez monta um quebra-cabeça cujas peças vão se encaixando pouco a pouco, através da superposição das versões de testemunhas que estiveram próximas a Santiago Nasar no último dia de sua vida.Em que e em quem acreditar? Como descartar a parcialidade das versões e 'o espelho quebrado da memória' dos envolvidos.
Tem pessoas que se recusaram a ler esse livro por causa dessa imagem (essa), que é um resumo da história.




"O Alquimista" por Paulo Coelho
Eu já fiz uma resenha sobre esse livro aqui no blog (clique aqui para ver) e admito que gostei, tanto que foi esse livro que me influenciou a ler mais livros do Paulo Coelho.
"O Alquimista" é a mágica história de Santiago, um menino pastor andaluz que anseia por viajar em busca do tesouro mais magnífico do mundo. De sua casa na Espanha ele parte para os mercados do Tânger e através do deserto egípcio para um encontro do destino com o alquimista. A história dos tesouros que Santiago encontra ao longo de sua jornada nos ensina, como poucas histórias fizeram, sobre a sabedoria de escutarmos nossos corações, aprendendo a ler os sinais que aparecem ao longo do caminho de nossas vidas e, acima de tudo, a seguir nossos sonhos.






"Sonho de Verâo - Uma História de Amor" por Mirna Gleich Pinsky
Eu admito que não é um livro tão bom assim, mas merece respeito.
Um passeio tumultuado, uma amiga divertida e especial e um garoto moreno que deixa os dias definitivamente encantados. Para o resto da vida, Lorena vai carregar a lembrança daquele ano. Com humor e muita emoção, a narradora convida o leitor a revisitar os pequenos-grandes momentos que construíram essa história de amor, desde o primeiro encontro quando Lorena bateu os olhos em Gilberto e disse para si mesma - é ELE! 
Melhor do que alguns livros do Nicholas Sparks (gerando polêmica).







E então? Quais são seus livros nacionais favoritos da sua estante?

Leia mais sobre literatura.

Siga-me no TWITTER >>> @ARCnoticiaz

Curta a fan-page no FACEBOOK >>> ARC

Siga-me no INSTAGRAM >>> arcnoticiaz

Leia as minhas histórias no WATTPAD >>> @AndreRCasarotte

Nenhum comentário:

Postar um comentário