Nesse post eu vou falar do Método Snowflake (Método Floco de Neve, em português) de criar roteiro que, basicamente, funciona da seguinte forma: você começa rapidamente com um rascunho e vai adicionando detalhes, tornando-o tão complexo quanto um floco de neve.
Como diria Mariana Mello Sgambato, "É como pegar um triângulo e lapidar aqui e ali, colocar mais elementos e de repente ele vira… um floco de neve cheio de detalhes!".
Como diria Elsa, let it go (ou "vamos logo com isso").
ANTES DE COMEÇAR
Pegue uma folha de papel e anote a sua ideia e todos os elementos que devem aparecer nela. Não tem problema se isso parecer uma bagunça, a intenção é anotar tudo o que você pensou: temas que quer abordar, intrigas, objetos importantes (elementos), personagens e até cenários; mas não perca muito tempo detalhando as coisas, vá colocando os nomes e as ideias, procurando usar apenas UMA FOLHA.
Com seu “esboço inicial” em mãos, é hora de começar com o método!
AS 10 ETAPAS DO MÉTODO SNOWFLAKE
ETAPA 01
Descreva sua história em uma única sentença (frase). Por exemplo “Uma estudante colegial se muda para uma cidade fria e se apaixona por um rapaz, que é um vampiro, o relacionamento torna-se cada vez mais perigoso com a aparição de inimigos.” e sim esse é o plot de "Crepúsculo".
- “Menos é mais”, lembre-se! Procure escrever menos palavras e acertar naquelas que realmente vão dizer sobre o que o seu livro é;
- Não coloque nome de personagens, diga o que ele é. Por exemplo invés de dizer “Bella”, diga “uma estudante colegial”. Isso vale a pena porque situa a sua história, compreende? Ninguém sabe quem é a personagem Bella a menos que leia o livro, mas todos sabem o que é uma estudante colegial;
- Ao escolher falar de um personagem, procure que seja SEMPRE o personagem principal, aquele que desempenha o MAIOR papel na história. Diga o que ele quer alcançar (metas, motivos, etc);
- Para se inspirar, leia as frases descritivas da lista de best-seller do New York Times.
ETAPA 02
Agora que você tem uma sentença que explica a sua história, é hora de expandi-la, adicionando detalhes. Invés de uma única sentença, você terá 5 sentenças:
- Primeira sentença: Nela, coloque os elementos do plano de fundo da história e o cenário. Por exemplo, aqui, Stephanie Meyer certamente colocaria sobre quem é a Bella, porque ela está se mudando de cidade e como é essa cidade nova para a qual ela está indo.
- Segunda sentença: O primeiro EVENTO que vai acontecer! No nosso exemplo, seria como prever o primeiro encontro dela com o vampiro.
- Terceira sentença: O segundo EVENTO (de grande porte)
- Quarta sentença: O terceiro evento.
- Quinta sentença: Como é que essa história termina? Você deve responder essa questão na quinta sentença.
Veja só, você tem basicamente a história prontinha, mas ela não passa de 2 páginas e não é ainda um livro escrito para ser publicado. Mas já deu para notar que daqui pra frente, tá ficando cada vez mais fácil colocar a mão na massa.
ETAPA 03
Agora você deixa a sua folha de cinco sentenças guardada e vai para outra fase do processo: Os personagens principais da trama! Para cada personagem de grande importância, você deve criar uma ficha, e nessa ficha deve conter:
- Nome do personagem (completinho, mesmo que no livro você não o cite inteiro);
- Uma sentença para definir quem é esse personagem;
- Motivação (O que esse personagem busca abstratamente?) Exemplo: amor ideal, vida eterna, fama, etc;
- A meta do personagem (O que ele busca de forma concreta?) Exemplo: dar o primeiro beijo na boca, cantar no palco pela 1ª vez, ganhar um troféu, etc;
- Qual o conflito que esse personagem enfrenta: o que o impede de conseguir o que ele busca?;
- Qual a epifania? Ou, em outras palavras: “O que esse personagem precisa aprender/mudar para conseguir o que busca ao longo da trama?”;
- Um parágrafo sobre o personagem (seu passado, quem ele é, do que ele gosta e não gosta).
Se enquanto você estiver criando os detalhes do personagem, aquela 1ª sentença precisar ser mudada… mude-a! O personagem não precisa ser perfeito, sua ficha não precisa ser cheia de detalhes, na verdade, é até bom que você deixe alguns pontos soltos para poder trabalhar ao longo da trama, apenas não deixe nada INCOMPLETO.
ETAPA 04
Nesse ponto, você já deve ter gasto horas e horas (talvez uma ou duas semanas) criando os personagens e a trama do seu romance, é isso aí. Volte naquela sua folha de 5 sentenças. É hora de você aumentar as Sentenças para Parágrafos.
- Tome o tempo que precisar, você vai precisar descrever ações dos personagens e o que eles vão fazer;
- Cada parágrafo deve terminar com uma “ponta solta”, para que no parágrafo seguinte, você possa descrever o que ocorre quando o evento acontece;
- Pode parecer um trabalho difícil, mas além de ser muito divertido, você vai perceber como as coisas se moldam mais fácil na sua cabeça e a história flui mais naturalmente;
Ao final desse processo você tem o resumo do seu livro. Resumos são ótimos, eles devem ser enviados aos Editores junto com o seu original, acredite, isso facilita a sua seleção. Mas nada de mandar um resumo sem ter escrito o livro, por isso, guarde essa folha de novo.
ETAPA 05
Agora, volte para os personagens. É hora de pegar aquelas sentenças e aumenta-las, explicando mais sobre seu passado, suas vontades e sonhos, como ele vai mudar no decorrer da história.
Dedique-se mais ou menos por dois dias para todo o trabalho ser feito.
ETAPA 06
Chegando aqui, você vai notar que sua ficha de personagem tá parecendo uma “historinha a parte”. Você tem uma trama-principal, mas cada personagem tem uma “trama menor” de evolução. Essas tramas menores são conhecidas como “histórias adjacentes” e são importantes para dar conteúdo ao seu livro! Sabe aquele momento em que o mocinho ajuda o melhor amigo a resolver um problema? É exatamente isso! As histórias adjacentes se entrelaçam na sua história principal, dão corpo ao livro.
Nessa etapa, pegue algumas horas para desenvolver essas mini-tramas e volte naquela sua folha de resumo:
- É hora de pegar cada parágrafo e aumenta-lo para o tamanho de uma folha e encaixar as mini-tramas.
ETAPA 07
Volte aos personagens e vamos finalizá-los, acrescentando uma descrição detalhada deles. Mas as coisas bobas e superficiais, como data de aniversário, comida favorita, cor dos olhos, pele, cabelo, se é franzino ou tem corpo escultural, que roupas usa, o que gosta de comer, o que não gosta… enfim!
Talvez você queira descansar uns dois dias antes de partir para essa fase. Normalmente a maioria dos autores a pulam, pois têm horror a essa palavrinha: PLANILHA. Mas não tema! Se você se dedicar a essa etapa, seu livro ficará realmente muito organizado e veja por quê:
- Você vai criar uma planilha com as cenas, uma a uma, colocando: quem está na cena, é dia ou noite?, qual o cenário em que essa cena vai acontecer (café, locadora, meio da rua, etc).
- Você terá que escolher em qual Ponto de Vista será essas cenas: que personagem vai dar o Ponto de Vista? Essa é fácil, se for um livro em 1ª pessoa, é claro que é o narrador-personagem. No caso de ser um livro em 3ª pessoa, lembre-se de escolher qual o personagem que vai dar o Ponto de Vista cena a cena. Em muitos casos autores que escrevem em terceira pessoa alternam seus personagens para criar um ponto de vista mais amplo.
Você tem basicamente tudo pronto, agora tem que por a mão na massa! Por isso a etapa nove é opcional. (Para autores iniciantes é extremamente importante que a etapa nove seja feita, mas se você já escreveu alguns romances e até já publicou, pode pular!)
- Nessa etapa você deve pegar cada cena e expandi-la a vários parágrafos de descrição. Coloque os diálogos que você quer que ocorra, descrições de objetos, enfim, tudo;
- Já nessas cenas, coloque do ponto de vista do personagem, como um “primeiro rascunho”, para você ter uma ideia melhor do que está fazendo. O que esse personagem vai notar? O que ele vai sentir?;
- Vai servir como um exercício de escrita, se você é autor iniciante, vai notar que você desenvolverá um estilo próprio.
Se você pulou essa etapa, apenas leia a 10.
ETAPA 10
Agora é a hora do seu primeiro rascunho de livro. (Sim, primeiro, pois a maioria dos autores joga fora o que escreveu e começa de novo quando chega na metade do primeiro!).
Se você fez a etapa nove, vai notar que o texto fluirá rapidamente e sem aqueles “brancos” que os autores costumam reclamar que possuem, isso porque você basicamente já fez o primeiro rascunho na etapa nove e nem percebeu, por isso, fica mais fácil mudar aquele diálogo que não ficou tão bom e melhorar como a cena será descrita… se você pulou a etapa nove, vamos esperar que sua experiência em escrever livros compense a etapa e o texto flua rapidamente.
Ao final dessa etapa você vai notar que… o seu livro está pronto!!
FELIZES PARA SEMPRE. FIM.
E é isso! Esse é o método do Floco de Neve, criado por Randy Ingermanson, físico teórico e autor premiado de seis romances, que ensina muitos e muitos autores iniciantes ou não em diversas conferências ao longo dos anos e publica gratuitamente dicas em seu site.
Na "Parte 2" deste post eu vou falar de uma maneira de fazer o roteiro do seu livro sem o Método Snowflake.
Siga-me no TWITTER >>> @ARCnoticiaz
Curta a fan-page no FACEBOOK >>> ARC
Siga-me no INSTAGRAM >>> arcnoticiaz
Leia as minhas histórias no WATTPAD >>> @AndreRCasarotte
Nenhum comentário:
Postar um comentário