domingo, 30 de outubro de 2016

Como estruturar um roteiro de livro - Parte 1 | #Como

Com "roteiro" eu quero dizer "roteiro de livro" e não "roteiro de filme" (tá no título, mas eu não quero ver gente confundindo).
Nesse post eu vou falar do Método Snowflake (Método Floco de Neve, em português) de criar roteiro que, basicamente, funciona da seguinte forma: você começa rapidamente com um rascunho e vai adicionando detalhes, tornando-o tão complexo quanto um floco de neve.
Como diria Mariana Mello Sgambato, "É como pegar um triângulo e lapidar aqui e ali, colocar mais elementos e de repente ele vira… um floco de neve cheio de detalhes!".


Como diria Elsa, let it go (ou "vamos logo com isso").


ANTES DE COMEÇAR
Pegue uma folha de papel e anote a sua ideia e todos os elementos que devem aparecer nela. Não tem problema se isso parecer uma bagunça, a intenção é anotar tudo o que você pensou: temas que quer abordar, intrigas, objetos importantes (elementos), personagens e até cenários; mas não perca muito tempo detalhando as coisas, vá colocando os nomes e as ideias, procurando usar apenas UMA FOLHA.


Com seu “esboço inicial” em mãos, é hora de começar com o método!

AS 10 ETAPAS DO MÉTODO SNOWFLAKE
ETAPA 01
Descreva sua história em uma única sentença (frase). Por exemplo “Uma estudante colegial se muda para uma cidade fria e se apaixona por um rapaz, que é um vampiro, o relacionamento torna-se cada vez mais perigoso com a aparição de inimigos.” e sim esse é o plot de "Crepúsculo".
  • “Menos é mais”, lembre-se! Procure escrever menos palavras e acertar naquelas que realmente vão dizer sobre o que o seu livro é;
  • Não coloque nome de personagens, diga o que ele é. Por exemplo invés de dizer “Bella”, diga “uma estudante colegial”. Isso vale a pena porque situa a sua história, compreende? Ninguém sabe quem é a personagem Bella a menos que leia o livro, mas todos sabem o que é uma estudante colegial;
  • Ao escolher falar de um personagem, procure que seja SEMPRE o personagem principal, aquele que desempenha o MAIOR papel na história. Diga o que ele quer alcançar (metas, motivos, etc);
  • Para se inspirar, leia as frases descritivas da lista de best-seller do New York Times.
ETAPA 02
Agora que você tem uma sentença que explica a sua história, é hora de expandi-la, adicionando detalhes. Invés de uma única sentença, você terá 5 sentenças:
  • Primeira sentença: Nela, coloque os elementos do plano de fundo da história e o cenário. Por exemplo, aqui, Stephanie Meyer certamente colocaria sobre quem é a Bella, porque ela está se mudando de cidade e como é essa cidade nova para a qual ela está indo.
  • Segunda sentença: O primeiro EVENTO que vai acontecer! No nosso exemplo, seria como prever o primeiro encontro dela com o vampiro.
  • Terceira sentença: O segundo EVENTO (de grande porte)
  • Quarta sentença: O terceiro evento.
  • Quinta sentença: Como é que essa história termina? Você deve responder essa questão na quinta sentença.
Veja só, você tem basicamente a história prontinha, mas ela não passa de 2 páginas e não é ainda um livro escrito para ser publicado. Mas já deu para notar que daqui pra frente, tá ficando cada vez mais fácil colocar a mão na massa.

ETAPA 03
Agora você deixa a sua folha de cinco sentenças guardada e vai para outra fase do processo: Os personagens principais da trama! Para cada personagem de grande importância, você deve criar uma ficha, e nessa ficha deve conter:
  • Nome do personagem (completinho, mesmo que no livro você não o cite inteiro);
  • Uma sentença para definir quem é esse personagem;
  • Motivação (O que esse personagem busca abstratamente?) Exemplo: amor ideal, vida eterna, fama, etc;
  • A meta do personagem (O que ele busca de forma concreta?) Exemplo: dar o primeiro beijo na boca, cantar no palco pela 1ª vez, ganhar um troféu, etc;
  • Qual o conflito que esse personagem enfrenta: o que o impede de conseguir o que ele busca?;
  • Qual a epifania? Ou, em outras palavras: “O que esse personagem precisa aprender/mudar para conseguir o que busca ao longo da trama?”;
  • Um parágrafo sobre o personagem (seu passado, quem ele é, do que ele gosta e não gosta).
Se enquanto você estiver criando os detalhes do personagem, aquela 1ª sentença precisar ser mudada… mude-a! O personagem não precisa ser perfeito, sua ficha não precisa ser cheia de detalhes, na verdade, é até bom que você deixe alguns pontos soltos para poder trabalhar ao longo da trama, apenas não deixe nada INCOMPLETO.

ETAPA 04
Nesse ponto, você já deve ter gasto horas e horas (talvez uma ou duas semanas) criando os personagens e a trama do seu romance, é isso aí. Volte naquela sua folha de 5 sentenças. É hora de você aumentar as Sentenças para Parágrafos.
  • Tome o tempo que precisar, você vai precisar descrever ações dos personagens e o que eles vão fazer;
  • Cada parágrafo deve terminar com uma “ponta solta”, para que no parágrafo seguinte, você possa descrever o que ocorre quando o evento acontece;
  • Pode parecer um trabalho difícil, mas além de ser muito divertido, você vai perceber como as coisas se moldam mais fácil na sua cabeça e a história flui mais naturalmente;
Ao final desse processo você tem o resumo do seu livro. Resumos são ótimos, eles devem ser enviados aos Editores junto com o seu original, acredite, isso facilita a sua seleção. Mas nada de mandar um resumo sem ter escrito o livro, por isso, guarde essa folha de novo.

ETAPA 05
Agora, volte para os personagens. É hora de pegar aquelas sentenças e aumenta-las, explicando mais sobre seu passado, suas vontades e sonhos, como ele vai mudar no decorrer da história.
Dedique-se mais ou menos por dois dias para todo o trabalho ser feito.

ETAPA 06
Chegando aqui, você vai notar que sua ficha de personagem tá parecendo uma “historinha a parte”. Você tem uma trama-principal, mas cada personagem tem uma “trama menor” de evolução. Essas tramas menores são conhecidas como “histórias adjacentes” e são importantes para dar conteúdo ao seu livro! Sabe aquele momento em que o mocinho ajuda o melhor amigo a resolver um problema? É exatamente isso! As histórias adjacentes se entrelaçam na sua história principal, dão corpo ao livro.

Nessa etapa, pegue algumas horas para desenvolver essas mini-tramas e volte naquela sua folha de resumo:
  • É hora de pegar cada parágrafo e aumenta-lo para o tamanho de uma folha e encaixar as mini-tramas.
ETAPA 07
Volte aos personagens e vamos finalizá-los, acrescentando uma descrição detalhada deles. Mas as coisas bobas e superficiais, como data de aniversário, comida favorita, cor dos olhos, pele, cabelo, se é franzino ou tem corpo escultural, que roupas usa, o que gosta de comer, o que não gosta… enfim!

A TEMIDA ETAPA 08
Talvez você queira descansar uns dois dias antes de partir para essa fase. Normalmente a maioria dos autores a pulam, pois têm horror a essa palavrinha: PLANILHA. Mas não tema! Se você se dedicar a essa etapa, seu livro ficará realmente muito organizado e veja por quê:

  • Você vai criar uma planilha com as cenas, uma a uma, colocando: quem está na cena, é dia ou noite?, qual o cenário em que essa cena vai acontecer (café, locadora, meio da rua, etc).
  • Você terá que escolher em qual Ponto de Vista será essas cenas: que personagem vai dar o Ponto de Vista? Essa é fácil, se for um livro em 1ª pessoa, é claro que é o narrador-personagem. No caso de ser um livro em 3ª pessoa, lembre-se de escolher qual o personagem que vai dar o Ponto de Vista cena a cena. Em muitos casos autores que escrevem em terceira pessoa alternam seus personagens para criar um ponto de vista mais amplo.
  • Se você for super organizado, é uma boa hora para adicionar uma coluna para colocar quantas páginas deve ter essa cena mas isso é para os fortes!
Planilha de J.K. Rowling para escrever "Harry Potter e a Ordem da Fênix"
ETAPA 09
Você tem basicamente tudo pronto, agora tem que por a mão na massa! Por isso a etapa nove é opcional. (Para autores iniciantes é extremamente importante que a etapa nove seja feita, mas se você já escreveu alguns romances e até já publicou, pode pular!)

  • Nessa etapa você deve pegar cada cena e expandi-la a vários parágrafos de descrição. Coloque os diálogos que você quer que ocorra, descrições de objetos, enfim, tudo;
  • Já nessas cenas, coloque do ponto de vista do personagem, como um “primeiro rascunho”, para você ter uma ideia melhor do que está fazendo. O que esse personagem vai notar? O que ele vai sentir?;
  • Vai servir como um exercício de escrita, se você é autor iniciante, vai notar que você desenvolverá um estilo próprio.
Se você pulou essa etapa, apenas leia a 10.

ETAPA 10
Agora é a hora do seu primeiro rascunho de livro. (Sim, primeiro, pois a maioria dos autores joga fora o que escreveu e começa de novo quando chega na metade do primeiro!).

Se você fez a etapa nove, vai notar que o texto fluirá rapidamente e sem aqueles “brancos” que os autores costumam reclamar que possuem, isso porque você basicamente já fez o primeiro rascunho na etapa nove e nem percebeu, por isso, fica mais fácil mudar aquele diálogo que não ficou tão bom e melhorar como a cena será descrita… se você pulou a etapa nove, vamos esperar que sua experiência em escrever livros compense a etapa e o texto flua rapidamente.

Ao final dessa etapa você vai notar que… o seu livro está pronto!!

FELIZES PARA SEMPRE. FIM.
E é isso! Esse é o método do Floco de Neve, criado por Randy Ingermanson, físico teórico e autor premiado de seis romances, que ensina muitos e muitos autores iniciantes ou não em diversas conferências ao longo dos anos e publica gratuitamente dicas em seu site.

Na "Parte 2" deste post eu vou falar de uma maneira de fazer o roteiro do seu livro sem o Método Snowflake. 
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