sábado, 29 de outubro de 2016

CLIFFHANGER e precipícios

Mais conhecido por "Cliffhanger", é um recurso de roteiro utilizado em ficção, que se caracteriza pela exposição do personagem a uma situação limite, precária, tal como um dilema ou o confronto com uma revelação surpreendente. 



Geralmente, o cliffhanger é utilizado para prender a atenção da audiência e, em casos de séries ou seriados, fazê-la retornar, na expectativa de testemunhar a conclusão dos acontecimentos.

O termo teve sua origem por volta do início do século XX.
Na época o recurso foi utilizado como fim de episódio para os seriados do cinema mudo, quando o personagem ficava literalmente “à beira do precipício”, e muitas vezes as frases "To be continued," ou "The End?" instigavam a curiosidade da audiência para o próximo episódio.

Um bom exemplo é a novela, que utiliza deste recurso para manter a atenção dos telespectadores, e no final de cada capítulo passa a ter uma cena que desperta a curiosidade para a resolução da situação, assegurando a audiência continuamente.
Algumas telenovelas utilizaram mais amplamente o recurso, inserindo-o no contexto de expectativa em grande escala, divulgando-o através da mídia, de forma a assegurar a audiência maciçamente. Um dos exemplos, bastante popular na época, foi a famosa questão “Quem matou Odete Roitman?”, questão-chave que garantiu a audiência da telenovela "Vale Tudo", realizada entre 1988 e 1989. Anteriormente, uma questão parecida havia sido veiculada, durante a telenovela "O Astro", realizada entre 1977 e 1978: “Quem matou Salomão Hayalla?”.

Siga-me no TWITTER >>> @ARCnoticiaz
Curta a fan-page no FACEBOOK >>> ARC
Siga-me no INSTAGRAM >>> arcnoticiaz
Leia as minhas histórias no WATTPAD >>> @AndreRCasarotte

Nenhum comentário:

Postar um comentário