A espera chegou ao fim! Após dez anos, os fãs de "Star Wars" assistirão hoje, 17, o novo filme da franquia da Lucas Film, "Episódio 7 - O Despertar da Força". O último foi o "Episódio 3 - A Vingança dos Sith", lançado em 2005, com diferença do "pai" da história, George Lucas. Para os fanáticos por esses universo, aclamado na cultura pop, entender cada um dos elementos que ocorrem nesse filme, assim como nos anteriores, fica fácil.
Entretanto, para quem não acompanha, mas não quer ficar de fora, tentaremos explicar as principais características da Força, com a colaboração de Marcelo Eduardo da Cruz, empresário e um dos membros do site "Jedicenter", eleito como o melhor site brasileiro sobre "Star Wars", pelo canal pago de cinema "Telecine". E para facilitar a compreensão, vamos dividir esse universo em dois: o lado sombrio e o lado luminoso, e cada leitor poderá escolher o seu lado da Força!
"O Lado Sombrio e o da Luz são conceitos que foram inspirados por diversas dualidades presentes nas filosofias do mundo, como Yin e Yang, por exemplo", explica o especialista. "A Força é um campo de energia místico que conecta todos os indivíduos e mantêm a galáxia unida. Em seu 'estado natural' não há lados, há aqueles que escolhem usá-la para o bem ou para o mal", completa.
Antes de "mergulhar" nesse universo, Marcelo faz uma observação. Além da saga oficial, existem dois universos expandidos (paralelos), batizados Legends, que inclui todos o material além dos filmes e foi descontinuado pela Disney após a compra dos direitos da Lucas Film, e o expandido que está em fase de crescimento. "Todos os filmes se conectam com o universo expandido, mas não precisamos necessariamente conhecê-los para apreciar os episódios no cinema", esclarece o especialista.
POST FEITO ANTES DA ESTRÉIA DE "O DESPERTAR DA FORÇA"
LADO LUMINOSO
Uma das dúvidas mais comuns dos leigos em "Star Wars" é sobre a Força, sobe o que é, e qual o seu poder. No episódio 3, Palpatine diz que seu antigo Mestre poderia manipular tanto a Força que era capaz de criar vida. Vader diz no episódio 4 que "A capacidade de destruir um planeta é insignificante perto do poder da Força". "Nós ainda não vimos a Força em seu total poder, talvez ela ganhe um destaque maior no 7º episódio, visto seu título, 'O Despertar da Força'", adianta Marcelo. "Tudo que sabemos é que ela vai desempenhar um grande papel, visto que seu próprio nome está no título do episódio".
Para ele, a Força certamente tem influências de religiões, e não apenas as monoteístas, mas também as filosofias não teístas, como o budismo, por exemplo. "Os Jedi e os Sith são apenas duas filosofias que cultuam a Força. Ela está presente em todos os filmes, e temos aqueles que são sensitivos à ela, como Yoda, Mace Windu, Obi-Wan Kenobi, Qui-Gon Jinn, Palpatine, Conde Dookan, Darth Maul, Luke, Léia, Anakin e os diversos Jedi que vemos nos primeiros capítulos", enumera. E o que significa ser um Jedi?
"Ser um Jedi, assim como um Sith, significa ser membro de um ordem religiosa, espiritual e filosófica, a Ordem Jedi, que é extinta ao fim do Episódio 3. A Ordem Jedi é uma ordem milenar que surgiu como seguidora do lado luminoso da Força e se posicionou como mantedora da paz. Um membro da Ordem Jedi não possui posses, com exceção de suas roupas e seu sabre-de-luz, e passa a vida servindo a Ordem e o lado luminoso da Força". O especialista conta que as ações de um Jedi em tempos de paz, "coisa que nunca vemos nos filmes", observa, são mais próximas de um padre ou monge do que as de um guerreiro. "Durante o período dos Episódios 1,2 e 3, a Ordem Jedi está em declínio, por ter se misturado ao mundo político e militar do governo galáctico vigente, a República, e acaba se misturando ao corpo milita da República e se torna incapaz de seguir seus próprios preceitos e de perceber a influência do lado sombrio na liderança da República, depois reorganizada em Império". Pelo que já foi visto nos trailers de "O Despertar da Força", Marcelo aposta que os personagens Finn ou Rey estarão do lado da força. "E ainda temos Luke Skywalker, que ainda não deu as caras. Minhas apostas estão todas em Rey".
LADO SOMBRIO
"Embora Vader não seja o vilão mais poderoso dos filmes, ele é icônico por diversos motivos, desde os visuais, como sua armadura, ou mesmo sua respiração e voz além de sua atitude particularmente em 'O Império Contra-Ataca', em que mata mais seus subalternos do que os inimigos do Império por não satisfazerem suas ordens", destaca Marcelo. Além de vilão, Darth Vader é pai de Luke Skywalker, herói da trilogia Clássica (Ep.4 ao 6). "É interessante também sabermos seu passado, presente nos episódios 1, 2 e 3, onde vemos que suas decisões, embora que erradas, foram tomadas por amor e pela segurança de seus próximos. Isso fecha perfeitamente o seu ciclo no episódio 6, quando ele tem a chance de salvar seu filho e acaba se sacrificando". Se Vader é pai de Luke, quem é pai de Vader?
"George Lucas colocou diversas metáforas e analogias na saga. A história de Anakin ter sido concebido pela Força, daí seu grande poder, espelha àquela de Cristo que nasceu de uma virgem. Essa história não foi tão bem recebida pelos fãs e portanto foi deixada de lado."
E se lutam pelo lado sombrio, por que os Stormtrooper usam roupas brancas? "A termologia em inglês, 'Darth e Light Side', não indica necessariamente cores, mas sim estados da emoção, estas representadas por luz e sombra", conta o especialista. Segundo ele, as tropas do Império foram inspirados no exército de Hitler, cujos exércitos de elite inclusive eram conhecidas como "Sturmabteilung", que no inglês significa "Stormtroopers". "O Império governa com punhos de ferro mas prega pureza. O Imperador acreditava que a raça superior eram os seres humanos, tanto que poucos alienígenas formavam suas tropas. A cor branca é um indicativo da paz, falsamente pregada, que remete a já mencionada pureza, uniformidade e facilidade na identificação". Poucas são as informações sobre o vilão de "O Despertar da Força", Kylo Ren. "Mas já sabemos que ele considera Darth Vader um mártir e o idolatra, tanto que usa uma máscara" (mal sabia ele que...).
Escolha seu lado. Lado Luminoso ou Lado Sombrio?
Siga-me no TWITTER >>> @ARCnoticiaz
Voltamos com as atividades no FACEBOOK >>> ARC
Nenhum comentário:
Postar um comentário