quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Red Herring, Plot Twist e Deus Ex Machina | ARCuriosidades


Este é mais um post polêmico! Nesse post eu irei falar sobre os conceitos Red Herring, Plot Twist e Deus Ex Machina e farei uma relação entre eles. Esses mecanismos são feitos para criar a reviravolta de uma história.
Esses termos são bem semelhantes e podem até serem confundidos entre si e neste post eu explico as diferenças entre eles.

RED HERRING

Traduzindo literalmente "red herring" quer dizer "arenque vermelho", mas é só uma expressão idiomática, então não é para traduzir literalmente. Primeiro que não existe nenhum arenque que seja naturalmente vermelho, é o jeito de preservar que deixe ele dessa cor.
Tem um jeito, muito famoso alias, de treinar lobos de caça que o treinador pega um arenque vermelho, que tem um cheiro muito forte, e faz uma trilha arrastando ele por um caminho e o lobo seguirá essa trilha, pois sentirá o cheiro do arenque. Depois o treinador faz o lobo seguir animais normais e durante uma caça, quando o lobo já estiver treinado, o treinador novamente faz uma trilha com o arenque vermelho, que é para confundir o lobo enquanto ele caça animais normais.
E o treinamento é justamente para o lobo, ao invés de seguir a trilha do arenque vermelho, seguir a trilha que ele já estava seguindo.
Tá, mas o que esta história toda tem a ver com o conceito de "red herring"?
É que "red herring", em uma narrativa, são informações colocadas no enredo para levar, propositalmente, à uma conclusão falsa. O autor induz no leitor um entendimento falso na intenção enganar o leitor para, no fim, surpreendê-lo.
"Red herring" pode ser usado para conduzir o leitor a um "plot twist", mas o que é um "plot twist"?

PLOT TWIST

"Plot twist" significado, numa tradução literal, o ato de torcer o enredo. É uma reviravolta radical nos acontecimentos da história, ou seja, a narrativa está sendo conduzida a uma direção e de repente acontece uma curva brusca no esquema da história.
É difícil para o autor criar um "plot twist" (não porque, depois que o livro for lançado, todos já saberão), mas é vantajoso, porque isso mexe com o leitor, faz ele ter que reavaliar a história não de acordo com a lógica antiga, mas sim com esse novo esquema de raciocínio que o "plot twist" introduziu.
O "plot twist" torna uma obra mais envolvente e cria um final inesperado, mas atenção, se você for fazer um "plot twist" faça direito, porque senão você vai acabar decepcionando o leitor.
Então, recapitulando, os "red herring" podem levar a um "plot twist", mas cuidado para não precisar fazer um "deus ex machina".

DEUS EX MACHINA

"Deus ex machina" é uma expressão grega que significa "Deus saído da máquina", porque, às vezes, nos teatros da Grécia Antiga, no final das peças, o herói ainda tinha problemas para resolver e tinha um momento, no final, onde aparecia um dispositivo que saía, do céu ou do chão, um personagem que era uma personificação de Deus e, esse Deus, resolvia todos os problemas pendentes do herói.
E por ser um Deus ele pode usar qualquer artimanha para resolver esse problemas, mesmo que isso vá contra as leis da física e da ciência, já que ele é um Deus.
Na literatura atual, nós chamamos de "deus ex machina" aquele personagem ou aquela força externa que aparece para os conflitos sem que isso respeite a lógica interna da história, mas o autor coloca porque é um jeito fácil de dar sequência para a história.

Fazendo uma relação do "deus ex machina" com os outros conceitos é que ele pode se manifestar em um "plot twist", sendo uma mudança radical improvável.
Siga-me no TWITTER >>> @ARCnoticiaz
Curta a fan-page no FACEBOOK >>> ARC

Nenhum comentário:

Postar um comentário