quinta-feira, 10 de novembro de 2016

PEQUENO SEGREDO e o Brasil no Óscar | ARCinema


Na corrida à estatueta de "Melhor Filme em Língua Estrangeira", cada país seleciona uma produção para concorrer na categoria - semifinalistas serão anunciados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood em dezembro, e os cinco indicados finais, no dia 24 de janeiro. A cerimônia de premiação acontece pouco mais de um mês depois, no dia 26 de fevereiro de 2017, em Los Angeles.
O Brasil (nosso querido Brasil brasileiro) já foi indicado ao Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira quatro vezes e essa pode ser a quinta (mas eu falo disse depois) e, nesse lista, eu vou falar dos filmes que já foram indicados e do que está por vir.



"O PAGADOR DE PROMESSAS" (1962)


"O Pagador de Promessas" é um filme brasileiro de 1962, um drama escrito e dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes. É até hoje o único filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, na França, um dos mais importantes prêmios cinematográficos do mundo.
Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz de madeira por um longo percurso.

"O QUATRILHO" (1995)


"O Quatrilho" é um filme brasileiro indicado ao Óscar, lançado em 1995 e dirigido por Fábio Barreto e baseado livro homônimo "O Quatrilho" de José Clemente Pozenato.

Em 1910, numa comunidade rural no Rio Grande do Sul habitada por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem sob o teto de uma mesma casa. O tempo faz com que a esposa de um marido se interesse pelo marido da outra. Ambos decidem fugir e recomeçar nova vida, deixando para trás seus parceiros.

"O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?" (1997)


"O Que é Isso, Companheiro?" é um filme brasileiro de 1997, dirigido por Bruno Barreto, com roteiro parcialmente baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, escrito em 1979. Produzido por Luiz Carlos Barreto, é estrelado por Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Cláudia Abreu, Matheus Nachtergaele, Luiz Fernando Guimarães e tem uma participação especial de Fernanda Montenegro e do ator norte-americano Alan Arkin no papel de Charles Burke Elbrick, entre outros.

Lançado nos Estados Unidos com o título de "Four Days in September", concorreu ao Óscar de melhor filme estrangeiro daquele ano.


O enredo conta, com diversas licenças ficcionais, a história verídica do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra a ditadura militar instaurada no país em 1964.

Alguns nomes dos personagens ligados à guerrilha foram trocados em relação a seus nomes verdadeiros no livro e na vida real.

"CENTRAL DO BRASIL" (1998)


"Central do Brasil" é um filme franco-brasileiro de drama de 1998. O roteiro é de Marcos Bernstein e João Emanuel Carneiro, baseado em história do diretor Walter Salles.
É um road-movie sentimental, a partir da amizade entre uma mulher que busca uma segunda chance e um garoto que quer encontrar suas raízes. O filme foi inspirado em "Alice nas Cidades", de Wim Wenders.
Em novembro de 2015 o filme também entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

"PEQUENO SEGREDO" (2016)


Entre 16 filmes inscritos, "Pequeno Segredo", de David Schurmann, foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar em 2017.
"Pequeno Segredo", ainda inédito em circuito comercial, é baseado em um episódio real ocorrido com a família de David Schurmann, conhecida por navegar o mundo em um veleiro. A trama é centrada em Kat, irmã adotiva do diretor, que morreu em 2006 por consequência do HIV. No elenco estão Julia Lemmertz, Maria Flor, Fionnula Flanagan, Marcello Antony, Erroll Shand e Mariana Goulart.
Confira o trailer:


Siga-me no TWITTER >>> @ARCnoticiaz
Curta a fan-page no FACEBOOK >>> ARC
Siga-me no INSTAGRAM >>> arcnoticiaz
Leia as minhas histórias no WATTPAD >>> @AndreRCasarotte

Nenhum comentário:

Postar um comentário