quinta-feira, 3 de março de 2016

A estrutura de uma história - Parte 2

E como prometido ontem... exatamente, ontem! Eu volto aqui com a segunda parte do post sobre como estruturar a sua história e volto a destacar que essas "dicas" só valem para livros, mas você pode burlar as regras e usar na sua fanfic.
Se você não leu a primeira parte, clique aqui para ver, para você não ficar perdido.

Na primeira parte, eu expliquei sobre os atos e os blocos de cada ato e deixei os capítulos para explicar neste post. Os "nomes" que acompanharão os capítulos é só para dar uma ideia do que, provavelmente, vai acontecer em cada capítulo, você não precisa segui-los.

CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO: O mundo normal e a rotina dos personagens serão apresentados. Não é muita que é mostrada.

CAPÍTULO 2 - INCIDENTE INCITANTE: É onde irá acontecer alguma coisa que fará o mundo do personagem mudar e como essa mudança o afetou.

CAPÍTULO 3 - EFEITO IMEDIATO: Como que o incidente que aconteceu no capítulo anterior impactou na vida dos personagens e como eles vão agir.

CAPÍTULO 4 - REAÇÃO: Como os personagens vão reagir ao efeito imediato e como aquilo os afetou.

CAPÍTULO 5 - AÇÃO: É quando os personagens vão colocar em prática o que eles estavam pensando sobre isso (seja lá o que for). Como eles acham que vão resolver ou melhorar. Mas lembre-se que isso (seja lá o que for) é só uma mudança.

CAPÍTULO 6 - CONSEQUÊNCIA: É o resultado da ação. Este bloco é bem básico.

CAPÍTULO 7 - PRESSÃO: É quando o protagonista, por causa dessa reação, ação e consequência, vai sentir a pressão que ele tem que entrar no mundo novo, seja por bem ou mal, não importa a vontade dele.

CAPÍTULO 8 - REVIRAVOLTA 1: É quando acontece a primeira reviravolta. Quando ele chega neste mundo novo, ele sente alguma coisa estranha ou alguma coisa errada acontecendo. É um acontecimento menor, que cause impacto, mas menor do que a reviravolta final.

CAPÍTULO 9 - EMPURRÃO (linda tradução): De fato, acontece um empurrão para esse mundo novo, realidade nova.

CAPÍTULO 10 - NOVO MUNDO: É uma introdução à este mundo novo. É, basicamente, o que você fez no capítulo 1, porém, apresentando as coisas novas.

CAPÍTULO 11 - DIVERSÃO (faz todo sentido): Onde o protagonista vai ver esse mundo novo e achar os pontos positivos, vai começar a se sentir mais a vontade e se divertir (se tiver diversão).

CAPÍTULO 12 - CONTRASTE: É onde as diferenças entre o mundo normal e o mundo novo, de um jeito bem óbvio.

CAPÍTULO 13 - BUILD UP: *Foi o único capítulo que eu não consegui traduzir* É aquele momento em que todas aquelas coisas e fatos começam a se juntar e construir aquele momento em que as coisas estão se juntando e formar o final.

CAPÍTULO 14 - MEIO: É, basicamente, o meio da história. É onde todos os aspectos dos capítulos anteriores vão se juntar, porém, lembre de aumentar a atenção.

CAPÍTULO 15 - REVERSÃO: É onde tudo muda, quase uma reviravolta só que menor, quase despercebida. Há reflexão dos personagens e algumas traições.

CAPÍTULO 16 - REAÇÃO: É a reação para esse momento em que os personagens percebem que algumas coisas estão diferentes e como eles vão receber isso (seja lá o que for).

CAPÍTULO 17 - AÇÃO: Que é onde, depois que os personagens percebem as coisas, eles vão colocar em prática alguma coisa que eles acha que vai ser benéfico.

CAPÍTULO 18 - DEDICAÇÃO: Que é onde eles vão começar a se dedicar para concretizar o que eles tinham planejado no capítulo anterior.

CAPÍTULO 19 - TESTES: Que é onde chega aquele momento em que os personagens vão se questionar.

CAPÍTULO 20 - REVIRAVOLTA 2: É a segunda reviravolta. Algo maior do que a primeira, porém não tão grande quando a do final.

CAPÍTULO 21 - MOMENTO SOMBRIO: Por causa dessa reviravolta (e, talvez, de outras coisas), os personagens começam a se questionar se estão preparados, basicamente, eles chegam no fundo do poço.

CAPÍTULO 22 - FORÇA INTERIOR: Que é o momento em que eles vão perceber que eles podem, ou seja, será quando os personagens irão amadurecer e esse amadurecimento tem que ficar claro.

CAPÍTULO 23 - AÇÃO: É quando eles irão ajeitar os planos e resolver os últimos problemas.

CAPÍTULO 24 - UNIÃO: Se por acaso ainda houver algum problema para resolver, essa é a hora. Se houver alguma briga entre personagens ou divisão de grupos que têm os mesmos objetivos, essa é a hora para uni-los (se for o caso).

CAPÍTULO 25 - BATALHA: Seja batalha física ou uma batalha psicológica, ou até mesmo uma metáfora.

CAPÍTULO 26 - CLÍMAX: O bom e velho clímax. É exatamente o momento em que as coisas, todas as coisas, vão se resolver. O ápice da história, ou seja, algo bom e chamativo, que faça qualquer um gritar, mas nada muito apelativo.

CAPÍTULO 27 - RESOLUÇÃO: É quando as coisas terminaram, boas ou más, porém, houve a resolução do problema e tudo está voltando ao "normal", mas não é o normal do começo.

E acabou! Agora entenderam o motivo de eu ter dividido o post em duas partes?
Há vários outros tipos de estrutura e você pode modifica-la do jeito que você quiser, tirar um capítulo desnecessário ou acrescentar um a mais.
Leia a primeira parte: A estrutura de uma história - Parte 1
Siga-me no TWITTER >>> @ARCnoticiaz
Curta a fan-page no FACEBOOK >>> ARC
Siga-me no INSTAGRAM >>> arcnoticiaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário