quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Não pergunte ao Google - TOMATE


Tem uma pergunta que divide a humanidade, mas não tem tanta relevância, já que ninguém fica pensando se tomate é fruta ou legume. Você e seus primos não ficam discutindo sobre isso enquanto comem salada. Mas, se você quer saber a resposta, eu te digo:
Botanicamente o tomate é um fruto. O tomate tem ovário e sementes de uma planta florífera. Entretanto, tomate tem muito menos açúcar do que as frutas, e desta forma não é doce. Tipicamente servido como parte de uma salada ou de um prato principal, ao invés de sobremesa, o tomate é considerado legume para propósitos culinários.

A argumentação do tomate ser fruta mas considerado legume para fins culinários, teve implicações legais nos Estados Unidos. Em 1887 as leis tarifárias impuseram uma taxa sobre os legumes, mas não sobre as frutas. Isso fez a classificação do tomate tomar importância legal. A Suprema Corte encerrou a controvérsia em 1893, declarando que o tomate é um legume, baseado na definição popular que o classificava pelo uso, sendo ele utilizado como um prato e não como sobremesa.
O mundo tem realmente dois diferentes significados para a palavra fruta - um significado quando você vai ao supermercado, e outro usado apenas pelos botânicos. No supermercado, nós geralmente entendemos uma fruta como um produto natural da planta que é doce e um legume como um produto natural da planta que não é doce. Dentro desse padrão de definição, maçãs, morangos, uvas e bananas são frutas enquanto que tomate, abóbora e batata são legumes.E você, o que acha? Faria uma sobremesa com tomate?


Nenhum comentário:

Postar um comentário