É um conceito antigo presente em mitos, de acordo com o antropólogo Joseph Campbell. Esse conceito foi usado em toda a saga de Star Wars, quem percebeu?
É formado de três seções: Partida (, ou Separação), Iniciação e Retorno: A Partida é formada pelo mundo habitual do herói, aonde sua rotina é efetuada e o acontecimento que mudará tudo e lhe apresentará um mundo novo; a Iniciação é as aventuras do herói no caminho para o mundo novo; e o Retorno é a volta do herói para casa com o conhecimento e os poderes que adquiriu pelo caminho.
Isto foi estabelecido por Campbell na primeira parte de "O Herói de Mil Faces", intitulada "A Aventura do Herói".
OS 12 ESTÁGIOS DA JORNADA DO HERÓI
- MUNDO COMUM:O mundo normal do herói, antes da aventura começar. O mundo aonde a vida rotineira do herói acontece.
- O CHAMADO DA AVENTURA: Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou aventura. Um acontecimento que muda o mundo do herói.
- RETICÊNCIA DO HERÓI (ou Recusa do Chamado): O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente tem medo.
- ENCONTRA COM MENTOR (ou Ajuda Sobrenatural): O herói encontra o mentor que o faz aceitar o chamado e o treina para a aventura.
- CRUZAMENTO DO PRIMEIRO PORTAL: O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.
- PROVAÇÕES, ALIADOS E INIMIGOS (ou A Barriga da Baleia): O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial, ou mágico.
- APROXIMAÇÃO: O herói tem êxito durante as provações.
- PROVAÇÃO DIFÍCIL ou traumática: A maior crise da aventura, de vida ou morte.
- RECOMPENSA: O herói enfrentou a morte, se sobrepôs ao medo e agora ganha uma recompensa (por exemplo, elixir).
- O CAMINHO DE VOLTA: O herói deve voltar ao mundo comum.
- RESSURREIÇÃO DO HERÓI: Outro teste no qual o herói enfrente a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.
- REGRESSO COM O "ELIXIR": O herói volta pra casa com o "elixir", e o usa para ajudar todos no mundo comum.
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