quinta-feira, 24 de novembro de 2016

A época das provas | ARClasse


"Passar a noite em claro para estudar, tomar remédios para ficar acordado, tomar remédios para dormir, estresse, ansiedade e preocupações. Muito estudante já passou por isso, ainda que tenha se dedicado durante o semestre.". Não foi eu que disse isso (foi alguém do Universia), mas eu gostei, tem a ver com o tema e eu não fazia  a menor ideia de como começar esse post já que as provas estão gastando todos os meus neurônios.

Não fazemos distinção de prova de ensino fundamental (I e II), ensino médio, vestibulinho, vestibular, SARESP (e derivados), AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo), entre outras, todas elas são difíceis, ainda mais se vierem todas de uma vez ou, melhor, de uma única vez.
Está sendo mais fácil contar os dias em que eu não tive prova, mas todo ano é assim...
Todo ano é assim até chegar os temidos vestibulinhos e os vestibulares (eu não contei o ENEM porque já passou)...

TÉCNICAS DE ESTUDO
Alguns amigos meus disseram que a melhor técnica de estudo é estudar um tema por dia ou algo assim.
Alguns seguram na mão de Deus e vão, mas eu estou tentando ser sério...

Para mim funcionou, eu fiz uma planilha no Excel com todas as matérias e os assuntos que eu tinha que estudar e assim que eu concluía o estudo eu colocava um "certo" ao lado. Entretanto, tudo que eu estudava, eu ia escrevendo em um documento no Word e, depois, eu podia revisar tudo (alguns amigos chamaram de "um grande TCC sobre tudo").

VIDEOAULAS
Eu gosto bastante de videoaulas (ninguém é de ferro) porque eu posso acompanhar com o meu tempo, posso ir pausando e ir escrevendo o que eu quero e podia ver com calma.
Eu não tenho muita paciência para procurar boas videoaulas então eu desenvolvi um jeito: procure videoaulas de escolas particulares (o que não tem na internet e nem no seu livro, eles falam), mas, para simplificar sua pesquisa e te recomendar um canal no Youtube.

Esse, talvez, seja o melhor canal de videoaulas que você pode encontrar.
Segundo uma descrição que foi divulgada na internet (viajei agora, quero muito falar sobre filmes) neste canal você encontra:
➢ Curso pré-vestibular completo (todas as disciplinas): aulas gravadas em sala de aula com professores do colégio Anglo Maringá (o que eu falei? Escola particular). Aulas dinâmicas, descontraídas, didáticas, que coloca, você internauta, dentro da sala de aula;
➢ Aulas para o ENEM (ele nos persegue, não há o que fazer);
➢ Aulas para os concursos públicos.

Para terminar com chave de ouro (e com outro trecho do Universia), vou falar do...
Estudo na véspera
"Mesmo sabendo da importância de estudar desde o início das aulas para não ter que correr atrás dos prejuízos depois, muitos alunos, independentemente dos seus motivos, deixam para pegar nos livros na véspera. O que fazer então? Paulo Motta, professor de psicologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), recomenda que não se passe noites em claro para recuperar o tempo perdido e decorar os conteúdos. Segundo ele, o resultado será mais satisfatório caso o aluno tenha uma boa noite de sono e use apenas da leitura prévia do material ou até mesmo das anotações de aula antes do horário da prova. Para manter a tranqüilidade e não se deixar influenciar pela pressão na quantidade de provas, Motta recomenda que o aluno busque alternativas nos esportes, na prática do alongamento ou em sessões de relaxamento."

Siga-me no TWITTER >>> @ARCnoticiaz
Curta a fan-page no FACEBOOK >>> ARC
Siga-me no INSTAGRAM >>> arcnoticiaz
Leia as minhas histórias no WATTPAD >>> @AndreRCasarotte

Nenhum comentário:

Postar um comentário